Negros e Brancos o Cearense é um dos povos mais alegres do Brasil.Em sua artes.O Cearense aplica aos ensinamentos das raças que o formaram.No Rio Grande do Norte o bordado representa a principal atividade econômica da mão-de-obra feminina.
Na Paraíba a população mais pobre encontra esperança e alternativa de sobrevivência no artesanato.
O mais expressivo centro de produção de tecelagem manual do Estado.Ali se confeccionam de forma constante,redes,mantas,tapetes,mochilas e bolsas.Na Ilha Grande de Santa Isabel,onde é abundante a palha de carnaúba,cestaria e trançados despontam numa grande variedade de objetos utilitários e tapetes.
O artesanato de redes, exercido por mulheres em teares verticais , também tem forte presença no litoral cearense, principalmente no município de Itarema cuja população é remanescente dos índios Tremembé.
É comum suas peças ficarem dispostas em vários e nos beirais das janelas à espera que ali depositemos nossos olhares de admiração e encantamento.
Em Caruaru, cidade pernambucana, a pouco quilômetros do Recife,existe uma feira famosa, cuja a separação dos animais é folclórica.
Assim nascem orixás majestoso, reverenciados em todo os cantos do mundo,e também vaso, caçarolas, panela e fogareiro.
aluno:José Carlos, Paulo Moura
data:19/05/2010
hora:09:02
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
MUITO BOM!
ResponderExcluirMas ciudado com a pontuação!
Bjos,
Pró Daiane